06 novembro 2020

Voluntários Equipa de Vigilância Florestal 2020 recebem diplomas

Decorreu sábado, dia 31 de outubro, pelas 11h00, junto à Torre de Vigia, situada no Castelo de Montemor-o-Novo, a entrega de certificados de participação aos jovens voluntários que participaram no Programa de Voluntariado Jovem - Equipa de Vigilância Florestal 2020. Tratou-se de uma iniciativa, onde participaram representantes do Município e dos Bombeiros Voluntários de Montemor, e que decorreu de forma informal, respeitando as limitações do momento presente.

A 14ª edição do Programa de Voluntariado Jovem - Equipa Fixa de Vigilância Florestal decorreu, este ano, entre 1 de julho e 30 de setembro. Os custos de operacionalização do programa estimam-se, anualmente, em €5000. Desde a existência deste projeto tem-se verificado um crescente envolvimento e interesse por parte dos jovens na preservação dos valores naturais existentes no concelho. Face à experiência vivida e aos resultados obtidos, a grande maioria dos voluntários tem vindo a manifestar vontade de participar novamente na iniciativa. O programa teve início em 2006 e contou até hoje com cerca de 420 jovens participantes.

13-Entr. Diplomas (59).JPG

A operacionalização desta equipa tem sido possível devido à estreita colaboração e articulação entre a Câmara Municipal e os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

No que respeita aos resultados obtidos com a operacionalização do programa, verificou-se:

• Uma rápida deteção de colunas de fumo, os jovens detetaram e reportaram dezenas de colunas de fumo com origem no concelho e em concelhos limítrofes;
  • O encurtamento dos tempos de alerta e acionamento dos meios dos Bombeiros Voluntários;
  • A diminuição dos tempos de resposta das forças operacionais em incêndios ainda nascentes;
  • A possibilidade de triangulação com outros postos de vigia e consequentemente maior precisão e celeridade na localização das ocorrências;
  • O aumento da consciencialização dos jovens e da população em geral sobre a proteção dos valores naturais;
  • A redução do número de ocorrências.
04-Entr. Diplomas (32).JPG
05-Entr. Diplomas (36).JPG

Deixamos um agradecimento especial a estes jovens pelo seu contributo numa tarefa tão importante para a segurança de todos!